Previc encerra intervenção na Silius

Business at workA Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) anunciou o fim da intervenção do Silius, fundo de pensão da Cesa, empresa de capital misto ligado à Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.

A fundação estava sob intervenção desde outubro de 2011. Segundo Denilson de Oliveira, diretor administrativo e de seguridade da Silus, a Previc foi acionada para resolver um impasse com a patrocinadora, que não reconhecia uma dívida de R$ 60 milhões com a entidade, referente a repasses não realizados de contribuições previdenciárias.

“A dívida da patrocinadora estava gerando problemas de equacionamento de déficit, mas ela não reconhecia esse valor”, explica Oliveira. Segundo ele, o que atrasou a solução desse impasse, que se arrastou por quase quatro anos, foram as sucessivas trocas de diretoria da patrocinadora.

A Previc deliberou em favor da fundação, que deverá ser ressarcida. A Silius possui patrimônio de R$ 30,5 milhões. Os dirigentes e conselheiros da fundação já retomaram seus cargos.

A Portaria 288, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1), dispensou a interventora Maria Erbênia Ribas Camargo, que trabalhava no caso desde 2011.