COPOM eleva taxa Selic pela 4ª vez neste ano, para 5,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual nesta quarta-feira (4/08), passando de 4,25% para 5,25% ao ano. O mercado já tinha a expectativa de que o aumento viesse nessa magnitude, apesar da sinalização dada pelos membros do comitê, na última reunião, de que os aumentos prosseguiriam na casa do 0,75 pp. Esta foi a quarta elevação consecutiva da taxa em 2021. A expetativa do marcado financeiro é que a taxa atinja 7% ao final deste ano.

Em março, quando o Copom decidiu elevar a taxa pela primeira vez em quase seis anos, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano. Em maio, subiu de novo, para 3,5%. E em junho, passou para 4,25%. Grupo de economistas de instituições associadas à Anbima concordam com a projeção da Selic a 7% ao final de 2021. Segundo eles eles, nas três próximas reuniões programadas para este ano o Copom deve elevar a Selic 1 ponto percentual em setembro, 0,5pp em outubro e 0,25pp em dezembro.

Os economistas das instituições associadas à Anbima revisaram também, pela sexta vez consecutiva, a projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano, que foi de 5,8% para 6,8%. A estimativa está acima do teto da meta da inflação para 2021, que é de 5,25%. Em relação à atividade econômica, o grupo ajustou a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre, que estava em estabilidade (0%), para avanço de 0,15%. Para os períodos seguintes, foram mantidas as expectativas de crescimento de 0,6% e de 0,5% nos terceiro e
quarto trimestres, respectivamente. Em relação ao resultado consolidado do ano, a estimativa subiu de 5,2% para 5,4%.

A projeção do dólar foi revista para baixo pela segunda vez consecutiva. A expectativa é que a moeda norte-americana termine 2021 cotada em R$ 5 e não mais em R$ 5,20, conforme havia sido apontado no relatório anterior. Caso concretizado, o resultado corresponderá a uma valorização de 3,8% do real no ano.

Fonte: Investidor Institucional