Entidade de seguradoras pede maior coparticipação em plano individual

healthcare

O ex­-presidente da Bradesco Saúde e atual presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Marcio Coriolano, defendeu nesta quarta­-feira o aumento de coparticipação dos usuários de planos de saúde individual. Ele também defende a criação de novos modelos de planos de saúde com franquias, por exemplo.

As operadoras e seguradoras de saúde são reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele defendeu também a regulação para os prestadores de serviço (hospitais, clínicas e laboratórios). Os prestadores de serviço hoje não são regulados, ou seja, os reajustes são livres e eles não precisam fazer reservas como ocorre com as operadoras, entre outras obrigações.

“Defendo uma PEC 241 para a saúde suplementar privada. É preciso também limitar os gastos na saúde privada para que o setor não desapareça”, disse Coriolano, durante evento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) que acontece no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da CNSeg, um dos caminhos para aumentar a oferta dos planos de saúde individuais é o aumento de convênios médicos para pessoa física com coparticipação. “Esse modelo também ajuda a pessoa a racionalizar o uso do plano”, disse.

Plano popular

Coriolano também fez um apelo para que o setor privado participe com mais disposição das discussões sobre o plano de saúde popular proposto pelo governo.

O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho para analisar esse projeto, cuja ideia partiu do ministro da Saúde, Ricardo Barros, há cerca de três meses, mas, segundo Coriolando, o setor privado de saúde está participando pouco das discussões. “Há iniciativas de diálogo. O Ministério da Saúde abriu conversas sobre o plano de saúde popular, mas não há adesão. Gente, vamos participar”, disse a uma plateia formada por representantes do setor.

Fonte: Valor Econômico