ANS disponibiliza dados do último trimestre de 2015

Medicine-and-Health-careA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em seu portal na internet dados do setor referentes ao último trimestre de 2015. São informações sobre a evolução do número de beneficiários, operadoras e planos de saúde, além das demandas de consumidores – pedidos de informações e registros de reclamações – feitas através dos canais de atendimento da ANS.

Para acessar os números atualizados, os consumidores têm à disposição o Tabnet, ferramenta de dados agregados da saúde suplementar. Por ali podem ser feitos vários tipos de consultas, gerando tabelas específicas que detalham a evolução do mercado. A ferramenta garante transparência na divulgação de informações do setor, em consonância com a finalidade institucional da ANS de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde.

Números do quarto trimestre – Em dezembro de 2015, o setor registrou 49.730.405 de beneficiários em planos de assistência médica no país, número ligeiramente inferior ao verificado em setembro, que foi de 49.971.857 beneficiários. Desses, 33,1 milhões estão em planos do tipo coletivo empresarial; 9,6 milhões na modalidade individual/familiar; e 6,6 milhões em coletivos por adesão. Em dezembro, o setor registrou 1.340 operadoras de planos de saúde com registro ativo, sendo 1.156 com beneficiários.

Todas as demandas dos beneficiários registradas pelos canais de atendimento da Agência, como Disque ANS, Central de Atendimento e Núcleos, são passíveis de consulta através do Tabnet. Estes dados estão atualizados até fevereiro de 2016.